26 de maio de 2009

O Sentido não faz mais sentido

.
Criei o blog Sentido num momento de dúvida total. Parecia uma crise de adolescência, mas realmente me via numa encruzilhada, querendo encontrar o sentido da minha vida.

Quase chegando aos 40 anos, depois de ter passado por tantos momentos bons, ruins, mais ou menos e indiferentes, via a minha volta todo mundo com um sentido pra viver e eu, não.

Pode parecer esquisito isso. Mas um bom psicólogo sabe entender essas fases de vazio que batem na gente de vez em quando.

E hoje, nem sei nem quanto tempo depois, estou aqui pra dizer que o Sentido não faz mais sentido.

Nada a ver com o blog, mas comigo. Descobri que o sentido da vida é viver. Simples assim.

Você deve estar se perguntando: mas, de repente?

É. Tão de repente quanto a notícia de um problema de saúde sério, um câncer de mama, que me colocou novamente numa encruzilhada: sobreviver depende quase que única e exclusivamente de mim.

40 anos, filho de 11, um grande amor, uma família sensacional, amigos mais sensacionais ainda, um ótimo emprego, dezenas de sonhos e expectativas.

E foi essa doença que me fez ver sentido em tudo isso, justamente porque ela pode me tirar tudo isso. Se eu deixar.

Portanto, tratei de tomar uma série de providências para manter todos esses sentidos na minha vida, pois são eles que me mantêm e vão me manter viva.

E, claro, o Sentido deixou de ter sentido.

O blog agora leva meu nome, que todos já conhecem, e por isso não será difícil de absorver. Também terá uma identidade que é mesmo a minha cara, olha aí em cima.

E mais nada vai mudar. A não ser em mim e nesse caso vai mudar muito.

Determinei que 2009 será o ano do meu crescimento e meus fiéis leitores serão testemunhas de todas as mudanças que esta proposta já está promovendo.

.

11 comentários:

Rildo Barros disse...

Parabéns! É assim que se fala, assim que se faz. A vida algumas vezes passa a fazer sentido através da dor Não deveria ser assim, mas já que é, temos que nos virar. To torcendo muito por vc, todos os dias.
bjo

Gabriela disse...

Giovana, desculpa a demora em vir trazer algumas palavras. Não para confortar, diante da situação, confortante é perceber que o quadro não está agravando e você consegue enxergar sua luz.
É que eu estava primeiro digerindo a notícia. Levei um susto, atrasado, semana passada. E me perguntei, o que dizer?
Sabe, já passei por muitas coisas na vida. Tracei planos, tive inúmeros desejos, e levei muitos, mas muitos tombos!
E sabe o que me ajudava a levantar? Uma frase que ouvi do meu pai, e nunca vou me esquecer:
Deus entrega grandes problemas a grandes pessoas. Os pequenos não saberiam resolvê-los. Não tem estrutura.
E eu, com o convívio que tivemos te digo, você é uma dessas grandes pessoas.
Tenha serenidade, os dias ruins vão passar. Tenha paciência, o tempo vai agir a seu favor. Tenha fé, Jesus está ao seu lado.
Tem um milhão de pessoas acreditando junto com você. E eu sou uma delas.
Deite nos dias em que o tratamento obrigar, caminhe devagar quando já estiver conseguindo. E saboreie a glória da vitória, porque esse dia vai chegar.
Estou junto com você, em pedidos, pensamentos positivos e orações.
Força!

POESIA EM VOLTA disse...

Precisava me fazer chorar, também? O Sentido é Giovana Damasceno. Todas as mudanças e todas as verdades valem a pena. Milhões de beijos!

Frávia, a dona do brog disse...

Aonde eu assino minha moção de apoio?
Querida, a humanidade torce. O universo conspira. Os amigos choram. Eu, particularmente, oro. Oro a um Deus vivo, que Reina sobre todas as coisas, conhece nosso ser e nos disse que enviou seu filho à terra para que levasse sobre si todas as nossas enfermidade.
Tem dúvidas de que a vitória é sua?
Beijozão

cintia sibucs disse...

(em lágrimas) Aplausos!!!

André Pinheiro disse...

Não se esqueça que você ainda tem um aluno, que você transformou em "aspirante" a jornalista e que ainda enfrenta dificuldade de passar pro papel, de forma organizada,as inúmeras ideias que lhe surgem a cabeça.

Grande abraço
Força e Fé

Thayra Azevedo ♥ disse...

Maravilhosa como sempre. Contribuindo para o seu descobrimento e o de outras pessoas. Não sabe o quanto me fez bem ler este seu relato, impossível não se emocionar. Querida, bem vinda a vida, parabéns por ser tão iluminada, obrigada por tudo.

beijos
estou com vc, mesmo longe
amo sua vida
e Deus está te contemplando a cada dia

Maíra disse...

Para mim já tem significado maior que um simples nome. Quando penso no nome Giovana Damaceno, vem mais que um rosto. Vem um significado difícil de explicar em palavras. Só sei que é muito bom e exemplar!

Esse novo nome tem mais "sentido" mesmo! hehe

Anônimo disse...

uauuuuu...

Eu estava pensando no que a GAbi disse... "Deus entrega grandes problemas a grandes pessoas".
Tenho certeza que ele não lhe entregou apenas um grande problema, mais uma grande missão.
Ser o exemplo vivo de perseverança , amor a vida fé aos homens e mulheres na terra.

É um orgulho poder aprender tais lições por vc.

Beijos com cheiro de limão
EQUIPE VOLTA CULTURAL

Anônimo disse...

Giovana Damasceno é o sentido. Nome bonito esse, sonoro e inesquecível. Sempre que o leio na minha caixa de mensagem, abro esse blog, bem diagramado, bem escrito: uma delícia! Beijos sempre. Andréa Auad.

Kenia Mara disse...

Oi Giovana,
só fiquei sabendo hoje. E assim que soube corri para te escrever algo, porque como dizia Cazuza: O tempo não pára. Por isso é preciso viver cada instante que temos nessa vida passageira. O que diferencia os seres humanos é a forma de como eles encaram as situações. E vc está mostrando a sua escolha, que com certeza é a melhor.
Seu sorriso continua contagiante. E isso é o que importa. Querer viver e transformar momentos simples em grandes aconteceimentos são coisas para sábios.
Sábia Giovana Damaceno.
Muita Luz e que Deus te ilumine sempre.
Beijos em seu coração.
Kenia Mara