1 de julho de 2012

Rumo à grande Festa Literária



.
Na próxima quarta-feira entro em merecidas férias e, coincidentemente, começa a X Festa Literária Internacional de Paraty - Flip, que este ano homenageia o poeta Carlos Drummond de Andrade. Claro, estarei lá desde o primeiro dia, pra curtir o show de abertura que terá o cantor e compositor Lenine, na sua turnê “Chão”, e a Ciranda de Tarituba, que vai levar para o palco os ritmos e as danças regionais.
.
A partir daí, haverá muito o que ver e ouvir na cidade histórica. É a sexta Flip da qual participo, algumas vezes como repórter, outras como palestrante da Casa do Clube de Autores, e ainda outras apenas como visitante interessada nas temáticas das mesas de debates.
.
O que dizer da Flip? É o meu elemento. Unem-se num só evento o meu recanto particular, onde sempre que posso passo fins de semana e feriados, com a que é considerada por muitos a maior festa literária do país. Apaixonada por Paraty e por literatura, não poderia estar em lugar melhor nestes primeiros cinco dias de férias.
.
Desde o início do ano, quando começam a chegar as news letters com as informações sobre convidados confirmados, já ensaio a montagem mental de quem vou querer ver, mesmo antes de saber como serão distribuídos os escritores pelas temáticas das várias mesas. Há temas e autores pelos quais não me interesso, mas a Flip é muito, muito mais que a programação oficial nas tendas.
.
É um espaço em que se encontram variadas tendências. É a diversidade cultural se esbarrando em ruas de pedras. É o momento de discutir e difundir a literatura para todos os públicos. Pode ser a grande chance de vida de um escritor escondido na falta de oportunidades do interior deste Brasil. E para outros tantos, como eu, é tão somente hora de mergulhar fundo neste universo sem fronteira chamado leitura.
.
Basta conferir a programação deste ano para viajar em muitas possibilidades
.
Enquanto estiver na Flip, o blog permanece em compasso de espera, até a próxima semana. Vou postar notícias de Paraty na minha fanpage no Facebook. Para quem estiver a fim de acompanhar, é só curtir lá.
.
.
.


Nenhum comentário: