17 de setembro de 2009

Minas- Líbano

.
Obras bidimensionais, tridimensionais e filmes de Ronaldo Auad


O artista plástico Ronaldo Auad abre nesta quinta, 17, sua exposição Minas-Líbano, no Centro Cultural da Fundação CSN, em Volta Redonda.

Ronaldo reúne obras que representam aspectos de um universo constituído pela coexistência e fusão de duas culturas. Tais obras integram uma longa fase, iniciada em 1999, denominada pelo artista de Meditativos.

Ronaldo desenvolve uma sintaxe construtiva particular, impregnada pela alta carga emocional dos desenhos e instalações presentes na primeira fase de sua produção. Esta sintaxe é impulsionada pela coexistência e fusão das culturas mineira e árabe. Entram, portanto, nesse jogo, a memória do território de origem do artista, o interior de Minas Gerais (a arquitetura civil e religiosa, seus exteriores e interiores, sua imaginária; os forros de taquara trançada, os telhados, as paredes lavadas pela chuva; o mobiliário tosco) e os elementos da cultura árabe relacionados à sua ascendência materna (tecidos, texturas, fotografias de álbuns de família, velamentos e desvelamentos).

Neste construtivismo quente, alheio a projetos e ensaios rígidos, podem ser verificados os seguintes aspectos: campos construídos por partes; fisicalidade e desgaste dos materiais postos como sujeitos das obras; presença significativa do gesto nas irregularidades dos recortes das formas, nos signos inscritos em suas superfícies; tratamento cromático remissivo a instâncias culturais e religiosas; busca pela inserção dos discursos no espaço arquitetônico.

Este construtivismo se estende agora a obras temporalizadas, presentes nesta exposição. São filmes breves, gerados a partir de reflexões sobre tempo e memória, onde residem misturas das linguagens sonora, visual e verbal,

Nascido em Caratinga (MG) e radicado em Barra Mansa (RJ) desde 1976, Ronaldo Auad graduou-se em Artes Plásticas pela FATEA de Lorena (SP), onde, de 1989 a 1999, lecionou nos cursos de Educação Artística e Desenho Industrial. Ainda na FATEA ele atuou como coordenador do curso de Educação Artística, e depois como professor e coordenador do Curso de Artes Visuais – Licenciatura do UBM, onde também foi professor do curso de Pós-Graduação História e Ensino da Arte.


***
A primeira fase da série Meditativos, desenvolvida por Ronaldo Auad entre 1999 e 2001, pode ser vista no
site do artista.
***
Minas-Líbano estará aberta à visitação de 18 de setembro a 17 de outubro, de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas..

2 comentários:

POESIA EM VOLTA disse...

Oi Giogio! Tá de volta e com a corda toda! Preciso falar contigo... milhões de beijos.

Genis disse...

Olá querida!
Saudades...
Encontrei seu filhote e mandei um super beijo, recebeu?
Bom domingão!