17 de abril de 2009

Volta Redonda oferece esterilização gratuita de animais

.
A esterilização é a melhor forma de impedir a procriação excessiva e a solução mais eficiente para diminuir o abandono e maus tratos de animais na cidade. É um ato de amor, cidadania e respeito à vida.

Para se ter uma idéia, uma cadela não castrada e seus descendentes podem gerar 64 mil animais em seis anos; uma gata não castrada e seus descendentes podem gerar 420 mil novos animais num período de sete anos.

Porém você, cidadão consciente, pode colaborar muito para acabar com essa triste realidade.

Há dois meses, o Poder Público de Volta Redonda, através do Centro de Controle de Zoonoses está esterilizando gratuitamente cães e gatos de ambos os sexos, conforme determina a Lei Municipal 4.108.

Além do controle da natalidade, a castração tem efeitos benéficos à saúde dos cães, prevenindo, por exemplo, o câncer de mama e próstata, além de infecções uterinas nas cadelas mais velhas. É também indicada para os cães mais agitados e bravos, que se acalmam após a cirurgia. E, sem o cio das fêmeas, as invasões de animais estranhos em sua casa e brigas entre seus animais, diminuem.

Entretanto, mais urgente que os cães de sua casa, aqueles que vivem nas ruas de seu bairro também merecem esse cuidado.

Vamos todos ajudar a diminuir o número de cães abandonados nas ruas, trabalhando juntos na prevenção e levando os animais de rua para a cirurgia de esterilização. Como medida emergencial, a castração das fêmeas abandonadas já reduz consideravelmente a superpopulação de animais de rua!

Com a participação de todos e Políticas Públicas adequadas, com certeza teremos todos uma cidade mais evoluída.

Ligue para o CCZ-VR e agende a castração dos animais de seu convívio: 08000-251666 ou 3339-4555.
Leve com você uma cópia do seu RG e do comprovante de residência (serviço oferecido apenas para residentes em Volta Redonda).

Colabore com essa causa! Ela é de toda a coletividade!
Grupo Vira-Lata


.

2 comentários:

cintia sibucs disse...

as pessoas precisam se conscientizar!

elaine bertone disse...

Eu parabenizo o Poder Público de Volta Redonda por essa brilhante iniciativa! Eu sonho com isso em minha cidade. Gostaria tanto que essa iniciativa tivesse abrangência nacional, porque além de ser uma medida de amor aos animais, visa também a saúde pública. Sou uma defensora incansável dessa inteligente medida, por isso deixo o meu respeito a todos que a promovem, como no caso da Giovana, que faz questão de divulgá-la em seu blog. É isso aí!