5 de fevereiro de 2009

Uma foto com Clarice

A imagem de Clarice Lispector tomou conta da cidade do Porto e arredores, em Portugal. O rosto enigmático dela tem aparecido em muros e postes, por todos os cantos, e desaparecido, sem aviso.

Este vai e volta da Clarice pelas ruas é obra de uma jovem que, de repente, estacionada num lugar qualquer, para quem estiver passando, com a foto da escritora na mão: "O senhor poderia me deixar fotografá-lo segurando esta imagem?".

A jovem é Patrícia Lino, de 18 anos, estudante de letras da Universidade do Porto. É ela a responsável pelo súbito alvoroço em torno da figura de Clarice, que tem deixado intrigados os moradores da região. E esse é mesmo o objetivo de Patrícia: chamar à atenção para a obra da autora.

O projeto de Patrícia é ambicioso e teve início num mero trabalho acadêmico: ela precisava escolher um escritor para analisar no curso de Métodos e Técnicas de Pesquisa. A ideia original era fazer retratos, de punho próprio, do rosto de Clarice (Patrícia também é desenhista). E ela os fez, de fato. Mas então imaginou "que seria bom também espelhar o rosto dela nas pessoas da cidade", conta.

O
Projeto Clarice divide-se em seis partes:

1- É constituída pelo suporte escrito, onde é apresentado um plano de trabalho relativo à temática da imprevisibilidade explosiva ou a teoria da antecipação errada em três contos de Clarice Lispector.

2- Corresponde a todo um processo fotográfico, baseado em duas citações da escritora - esse mesmo resultado fotográfico ilustra graficamente o suporte escrito.

3- Composta pela realização de um trabalho digital, que consistirá na criação de uma página relativa a Clarice Lispector.

4- Corresponde às várias e possíveis representações pictóricas da escritora.

5- Um curta-metragem, cujo tema central se baseia em todo o mistério no qual mergulhamos, logo que entramos em contato com Clarice Lispector.

6- Realização de sessões de leitura, em homenagem à escritora.
Com informações do site Overmundo e Jornal do Brasil

2 comentários:

cintia sibucs disse...

adorei essa idéia! =]

Rildo Barros disse...

Adoro Clarice. Junto com Ligia Fagundes Telles, são minhas escritoras favoritas. Vi uma exposição sobre ela, recentemente, sensacional.