2 de fevereiro de 2009

Arte contemporânea em Volta Redonda

Minha amiga Adriane Celli, Vira-lata como eu, mostra esta semana um lado dela pouco conhecido por mim, e talvez por outros Vira-latas também. Ela faz parte do grupo que se reúne na exposição Tramas e Traços, que será inaugurada no espaço Zélia Arbex, em Volta Redonda.

O grupo é formado por Adriane e mais duas artistas – Isaura Torres e Nadéia Souza. Elas trabalharam juntas anteriormente, com o artista plástico Clecio Penedo, e agora se reencontram para apresentar ao público suas produções criativas, com o conceito de que toda a expressão é válida. Segundo elas, os trabalhos expostos possuem materialidade diferente até mesmo nas formas de apresentação.

A galeria, que começa o ano com nova curadoria, abre 2009 com o pé direito, numa mostra que exibe arte atual e diferente do que foi mostrado até então. Eram sempre as mesmas exposições com pinturas em telas tão tradicionais e que fogem completamente da estética artística do século XXI. Pouquíssimas vezes pudemos ver obras marcantes, onde o artista tinha realmente algo a dizer.

A exposição Tramas e Traços inaugura mais um ano de grandes mostras na galeria e, segundo a nova coordenadora do Zélia Arbex, Josy Telles, a expectativa para a exposição de Adriane, Isaura e Nadéia é enorme, “pois tem um significado especial, já que abre a temporada de 2009, além de ser a primeira realizada sob nova coordenação”.

..... Adriane CelliFormada em arte contemporânea, como integrante do Grupo Klee, atualmente Adriane estuda com a artista Iole de Freitas, no Rio de Janeiro. A artista plástica utiliza a organização de uma linguagem plástica no processo contemporâneo, construída a partir dos elementos de seus estudos. Suas criações revelam a força da textura e da cor em diversas dimensões, de acordo com a percepção do olhar de cada espectador. O trabalho de Adriane consiste em imprimir diversas camadas de resíduos agregados e retirar os acúmulos para revelar a essência da forma desejada.
.
.
..... Nadéia Souza
O gosto pelo trabalho manual apareceu bem cedo. Em 1992, a convite do artista plástico Clécio Penedo, Nadéia começou a se interessar pela arte contemporânea. Suas obras possuem a busca por novos materiais, com o aproveitamento de panos, linhas, texturas e muitas cores nas telas. Criações com um forte apelo sensorial, que estimulam a visão, o tato e despertam a curiosidade. Ela se utiliza de figuras religiosas dentro da tendência barroca e apresenta lembranças sagradas.
.
.
.....Isaura Torres
Com 17 obras da série “Reciclagem”, a artista mostra sua paixão pela arte contemporânea. Suas criações são feitas com aplicação de objetos reaproveitados, entre eles metal, espelho, pedras, renda, plástico e materialidade variada. A artista faz uma combinação caprichosa destes objetos e chega ao tridimensional, evidenciando o linear, a superposição, texturas e volumes.
.
.
. . . . . . . . . . Tramas e Traços - Visitação: de 6/02 até 1/03, de 10 às 22 horas.
Espaço das Artes Zélia Arbex, Vila Santa Cecília, Volta Redonda.Info: (24) 3350-8586.

Com informações do Blog da Sibucs

2 comentários:

cintia sibucs disse...

uau, a adriane deve ser uma pessoa muito interessante de se conhecer.
só de pensar que ela atualmente estuda com a maravilhosa Iole de Freitas já me dá uma ansiedade tremenda para conhecer o trabalho dela.
obrigada por citar meu bloguinho!
bjs!

Vicente Melo disse...

Bom, muito bom. A ano começa com novidades no setor cultural. Bons ares mesmo. Tomara que continue assim.