4 de novembro de 2008

Fórum discute mídia livre na minha cidade

Sábado aconteceu o 1º Fórum de Mídia Livre do Sul Fluminense, no colégio Manuel Marinho, em Volta Redonda. Foi uma oportunidade bacana para que nós, comunicadores em geral (estudantes, jornalistas, publicitários e amantes do tema) pudéssemos debater como as novas tecnologias vêm dando acesso à comunicação democrática. Mais que isso, discutir os meios de comunicação como espaço público de debate.

O fórum foi muito bom. Os debatedores Oona Castro, Cláudia de Abreu e Arthur William vieram do Rio, representando várias entidades – Intervozes e Overmundo; TV Comunitária de Niterói; e Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação, respectivamente. Acredito que sairão ações concretas a partir deste fórum. As discussões só começaram...

Tem muita coisa que eu queria comentar, coisas que foram discutidas e aprofundadas. Mas não dá para me alongar muito por aqui. Destaco, então, alguns pontos que podemos desenvolver melhor em outra oportunidade:

- A maior dificuldade para a ‘mídia livre’ (ou alternativa) é o financiamento. A publicidade dos governos é feita com verbas públicas, mas só privilegiam as grandes redes de comunicação.
- A concentração de poder na comunicação se deu na década de 80, com ACM no ministério das comunicações: foram 1208 concessões em três anos e meio.
- Existe uma crise de modelo de negócio na comunicação: uma ótima oportunidade pra quem quer inovar, produzir coisas novas neste meio.
- Mídia livre = internet, blogoesfera, mídia alternativa, colaborativismo, web 2.0, ...
- Os direitos humanos não podem ser violados em nome da liberdade de imprensa
- Três lutas: Nova legislação (o Código Brasileiro de Telecomunicações é de 1962); a realização da Conferência Nacional de Comunicação; e a campanha Ética na TV – “Quem financia a baixaria é contra a cidadania”.


* Sites bacanas:
www.fazendomedia.com
www.overmundo.com.br
www.sindpetro.com.br (webradio)

* Um livro interessante: “A sociedade ocupa a TV – O caso dos Direitos de Resposta e o controle público da mídia”, editora Intervozes (www.intervozes.org.br)

Parabéns a toda galera que organizou e ao povo que compareceu. Pra quem não foi, outras oportunidades virão, com certeza.
Inté.
Jader Moraes
.

2 comentários:

Thayra Azevedo disse...

Adorei o comentário! Infelizmente me inscrevi e não pude ir. Acredito que outras oportunidades virão. Parabésn Jader pelo comentário! beijos

Lesliane disse...

Foi maravilhoso!!!

Agora é só esperar sábado para o SEminário.

bjossss!!!

Parabéns Jader!